Sobre o postal anterior
A Cinthia Moura, cuja foto ilustra a postagem, foi muito bonita. Sempre penso de mim comigo que ela foi a Olga Kurylenko brasileira.
Tenho a Cinthia numa lista de contatos e, quando usei uma foto sua pela primeira vez, como de praxe, mostrei o linque pelo Messenger e perguntei se estava tudo, se não havia problemas de copyright ou de qualquer sorte. E ela foi a primeira a responder que, para esse fim -- ilustrar o blogue --, ela achava legal e não tinha problema. Até então, todas me disseram apenas que estava tudo bem, e sempre foram sucintas. Ninguém nunca se opôs até hoje.
Eu sempre peço para usar fotos de pessoas no blogue. E, até bem pouco tempo, sempre esperava a resposta com a permissão explícita -- da pessoa que aparece fotografada e não do fotógrafo ou de alguém mais -- para manter esse material publicado. Se a resposta demorasse ou não viesse, eu trocava a foto.
Ultimamente, tenho enviado os pedidos de permissão e, diante da ausência de uma negativa, já mantenho as fotos. Quem cala consente?... Não, eu não trabalho com essa idéia. Mas flexibilizei o meu critério e, em alguns casos, estou atrasado em enviar os pedidos de permissão, mas enviarei, com toda certeza.